- 1 colher (chá) bem rasa de cravo da índia em pó
- 5 colheres (sopa) de cebola ralada no ralo grosso
- 2 colheres (sobremesa) de pimenta do reino
- 9 colheres (sopa) de cheiro verde picado
- 1 colher (chá) de noz moscada ralada
- 9 colheres (sopa) de hortelã picada
- 2 colheres (chá) de cuminho em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 4 colheres (sobremesa) de de sal
- 750 gramas de carne moída (patinho ou acém) passada duas vezes pela máquina
- 1 quilo de trigo
Recheio:
- 3 colheres (sopa) de cheiro verde bem picadinho
- ½ colher (sobremesa) de pimenta do reino
- ¼ colher (chá) de cravo da índia em pó
- ¼ colher (chá) de noz moscada ralada
- 3 colheres (sopa) de hortelã picada
- ¼ colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de cebola ralada
- ½ colher (chá) de cuminho
- Lascas de castanha do pará ou snubar (pinhão turco)
- 250 gramas de carne moída
- Sal
MODO DE PREPARO:
Em uma bacia grande, deixar o trigo de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte, vá espremendo bem forte o trigo com as mãos para sair o máximo de líquido possível. A água retirada não é aproveitada. Juntar todos os ingrediente e amassar bem até que os temperos estejam bem misturados.
Recheio:
Separar as lascas de castanha. Misturar todos os outros ingredientes. Colocar em uma panela e levar ao fogo para refogar até que a carne esteja cozida.
Kibe Cru:
Colocar uma porção da massa em um prato. Com as costas de uma colher deixar bem liso. Fazer alguns cortes na massa e regar com bastante azeite. Sirva com pétalas de cebola. Enfeitar com hortelã.
Kibe Frito:
Com a massa do kibe, fazer os modelos nas mãos, umedecida com água gelada. Para os kibes de festa, pegar pequena quantidade da massa e enrolar como croquete, na extremidade fazer um bico com a massa dentro das mãos juntas e fechadas em concha, virar a massa e fazer o mesmo do outro lado. Para kibes grandes recheados, pegar uma quantidade maior de massa e com o dedo indicador vá rodando na palma da mão e deixando oco para poder rechear. Colocar uma colher (chá) do recheio e uma lasca da castanha reservada. Com as mãos em forma de concha, fechar da mesma maneira formas que os kibes pequenos. Na hora de fechar tomar cuidado para não apertar demais a parte mais gordinha do kibe, para o recheio não se misturar na massa. Fritar em bastante óleo não muito quente. Fazer os formatos e fritar em óleo quente.
Kibe Assado:
Untar uma assadeira com óleo ou azeite, cobrir o fundo com uma porção de massa, espalhar coalhada e cobrir com outra porção de massa. Regar com azeite Levar ao forno preaquecido em 180º para assar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário